8.26
O Grande Truque

O Grande Truque

Título original
The Prestige
Ano
2006
Gênero
Drama , Ficção científica , Thriller
Diretor
Christopher Nolan
País
Estados Unidos , Inglaterra
Detalhes
128 minutos / colorido / som

Onde assistir?

Stream

  • NOW

Alugar

  • Apple iTunes
  • Google Play Movies
  • Amazon Video
  • Microsoft Store

Comprar

  • Apple iTunes
  • Google Play Movies
  • Microsoft Store
dados fornecidos por JustWatch
 

Na Londres do século 19, Rupert Angier e Alfred Borden são dois mágicos cuja amizade vira rivalidade quando disputam alguns segredos relacionados à magia. A competição entre ambos torna-se tão intensa que eles acabam tomando atitudes drásticas, que marcam suas vidas para sempre.

Enviado por melhoresfilmes


BRILHANTE!! EXTRAORDINÁRIO!!!

Filmes do Nolan (exceto Batman) não são pra qualquer público ... O melhor filme do ano sem dúvida alguma, e sabe por que?? Porque o diretor do filme conseguiu enganar a platéia!!! Muita gente não entendeu o mote do filme!! Muita gente inclusive pessoas que escrevem em revistas de locadoras. Se vc não assistiu, pare por aqui ... senão, continue. Vamo lá: Mote Principal - A MÁQUINA NÃO É REPLICANTE. Não, não se trata de sci-fi, nem tem qualquer referência a filmes deste estilo, bem como não é filme de mágica, e sim de truques. Em momento algum a máquina replica seres humanos. Como perceber isso?? Bom, primeiramente existe o comentário feito duas vezes no filme: "Para um grande truque, deve-se sempre haver sacrificio"!! E aqui não é no sentido figurativo ... Todos os caras que estão dentro das caixas com águas no Epílogo do filmesestão mortos, pois são sósias (no decorrer do filme é mostrado como preparar um sósia). O velho que toma conta do lugar é cego, para que possa sempre ouvir alguem chegar até lá, mas nunca ver o que esta acontecendo, pois o sósia cai dentro da caixa com água e nao consegue gritar, pois o som humano nao se propaga na agua. Aliás, para provar a "tese do sacrificio", é feito uma metáfora com a mágica em que toda hora morre um passarinho. Perceba ainda que, no Epílogo aparece ainda uma cena muito rápida do inventor da máquina e seu ajudante medindo cartolas e com muitos gatos pretos (este momento seria na verdade pouco antes dos mesmos apresentarem a maquina ao Hugh Jackman, pois o filme utiliza-se muito do flashback). Perceba que o mesmo quando quer ser multiplicado é impedido, sob alegação de que a maquina ainda nao esta pronta. No mais, os cientistas entregam a ele a maquina e somem, ou seja, sem fazer o teste em ser humano como prova de que ela funciona. Portanto, a aurea de sobrenatural criada em torno da maquina foi uma peça que o Cristian Bale pregou no Jackman para que o mesmo gastasse grande dinheiro como uma coisa inútil, e o Jackman, pra nao se dar por vencido e não mostrar que caiu em um pegadinha idiota, insiste que a maquina seja mesma replicante (ou seja, continua fingindo que a mesma é replicante, o que deixa o Baile intrigado). Assim, no Epílogo do filme, é o momento de se constatar "O GRANDE TRUQUE" do filme, ou melhor, o maior de todos os truques do filmes (já que são vários): o de que a máquina não é replicante. AGORA, ASSISTA NOVAMENTE O FILME, SOB ESSA PERSPECTIVA. SE A MÁQUINA FOSSE REPLICANTE, SERIA UM FILME DE SCI-FI (ALIAS, EU ADORO FICÇÃO CIENTIFICA), MAS QUE PERDERIA TODO SEU CHARME, POIS O FILME FALA DE TRUQUES, E NÃO DE MÁGICA (QUE É ALGO MAIS SURREAL E PRA OUTROS TIPOS DE FILME). Vida longa ao Nolan!!!!! abraços

Enviado por  thacal


muito bom !!

Enviado por  peterpetrelli


uma obra prima

um filmaço muito bom, o melhor filme do ano, muito massa adorei, e gostei muito do comentario do thacal, esclareceu bastante coisas, o filme é incrivel. cheio de truques, nada mais nada menos que extraordinario!!!

Enviado por  marquinho123