Quem somos?

O Melhores Filmes é um site de entretenimento e relacionamento, onde você pode consultar, votar e ajudar a classificar os melhores filmes de todos os tempos.

O site surgiu em 2004, resultado de uma série de estudos e pesquisas.

O projeto iniciou como um pequeno investimento independente entre amigos que adoram cinema.

A partir de uma videoteca particular de 500 títulos, a lista se tornou referência entre um grupo de amigos. Os filmes foram classificados e a lista dos melhores filmes serviu para indicar boas sessões de cinema.

A ideia inicial do site logo foi alcançada: fornecer ao público uma lista com os melhores filmes já produzidos em toda a cinematografia mundial, por meio de um ranking, e permitir que cada um influenciasse na votação geral, contribuindo com suas opiniões e comentários.

O projeto, no entanto, cresceu a partir da possibilidade de interação oferecida por ferramentas da web, e pode-se dizer que o Melhores Filmes se transformou num site de relacionamento entre cinéfilos e simples admiradores da sétima arte.

No site, o visitante pode pesquisar num banco de dados de mais de 30.000 filmes e ter acesso a ficha técnica de cada um deles.

Pode consultar por critérios como ator, diretor, gênero, país e ano, além de criar suas próprias listas.

E também pode votar, fazer comentários, sugerir sinopses, enviar suas listas para os amigos e sugerir nomes de filmes que não entraram na seleção.

Como foi feita a classificação das listas?

Nossa base de dados contém em torno de 4000 filmes classificados na lista principal, ou seja, com média acima de 7.0.

Para chegar a esta lista de filmes, foi realizada uma pesquisa minuciosa com livros de cinema, em sites e revistas internacionais especializadas, e levou-se em consideração também a premiação em festivais e críticas em importantes veículos mundiais.

A cada filme foi atribuída uma nota, de acordo com a média formulada a partir da pesquisa inicial e do peso que cada obra contém na história do cinema mundial.

Como você pode participar?

A ideia do Melhores Filmes é oferecer total interação com o usuário. Para isso, é necessário que você se cadastre (você pode ler os Termos de Uso antes) em poucos minutos e passe a navegar pelos filmes, elegendo os seus melhores em várias categorias.

Desde o momento que o site entrou no ar, a classificação da lista principal está sujeita a alterações, que dependem única e exclusivamente dos usuários. Não haverá interferência da administração do site na classificação posterior dos filmes.

À medida em que um voto é computado, ele é somado aos votos já adicionados, e esta nova média sofre uma correção automática através de uma fórmula construída para equilibrá-la e evitar possíveis distorções. A opção, após muitas pesquisas e testes, foi pela abordagem bayesiana.

Na Área de Usuários você pode controlar todas as suas realizações no site, como, por exemplo, saber em quais filmes votou, criar ou alterar listas, rever seus comentários e indicar suas listas para seus amigos.

Você pode criar, por exemplo, uma lista de “Filmes da minha infância”, ou então “Filmes de Woody Allen”. Neste quesito, a sua imaginação não tem limites.

O usuário também pode ajudar filmes não-avaliados (identificados de maneira diferente no site pela cor) a entrarem na lista, votando neles até que atinjam a média de corte (7.0).

Caso haja algum filme que você goste e considere como melhor e não seja encontrado no site, comunique a administração por e-mail (editoria@melhoresfilmes.com.br).