7.13
Ontem, Hoje e Amanhã

Ontem, Hoje e Amanhã

Título original
Ieri, Oggi, Domani
Ano
1963
Gênero
Comédia
Diretor
Vittorio De Sica
País
Itália , França
Detalhes
117 minutos / colorido / som

Onde assistir?

Stream

  • Looke
dados fornecidos por JustWatch
 

Histórias sobre três mulheres diferentes e os homens por elas atraídos, de três lugares diferentes da Itália: Nápoles, Milão e Roma. Cada uma representando um tipo, de diferentes camadas da sociedade, com sonhos e desejos longe da realidade em que vivem.

Enviado por melhoresfilmes


Sophia Loren numa cena antológica, numa deliciosa comédia premiada com o Oscar de Melhor Filme Internacional.

Três histórias sobre três mulheres diferentes e o homem o qual elas amam. É considerado um clássico da cinematografia italiana. Espirituoso e inesquecível, esta jóia do mestre cineasta Vittorio de Sica foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Os anos 60 e 70 viram o cinema italiano, o francês e, ocasionalmente, o brasileiro explorar a fórmula de episódios. O recurso oferecia muitas vantagens. Podia-se combinar vários diretores de prestígio num só pacote. Traduzir um tema comum numa diversidade de abordagens. Ou conjugar um elenco cheio de nomes atraentes em pequenas histórias protagonizadas por uma estrela. ''Ontem, Hoje e Amanhã'' adota o artifício episódico de um modo incomum. Coloca uma dupla de imensa popularidade (Loren-Mastroianni), sob a direção única de Vittorio de Sica como par recorrente em três histórias passadas em cidades e em camadas sociais que se complementam para formar uma mapa da Itália. No primeiro episódio reúne os típicos elementos da ''comédia à italiana'', com sua combinação de humor popular e comentário social, com Loren no papel de uma mulher barraqueira. O ''ontem'' do título associado ao episódio também tem elementos do neorrealismo. É o mais engraçado de todos, para muitos. O segundo e associado ao ''hoje'', e agora Loren está no papel de uma luxuosa madame, quase irreconhecível para quem acabou de vê-la no primeiro episódio. Ao contrário do primeiro onde tudo acontece e você ri muito, pouco ou quase nada acontece, o que torna o episódio uma paródia do cinema da angústia de Michelangelo Antonioni. O hoje do título remete à nova Itália, nova rica e besta, mas que não sabe o que quer, nem para onde ir. No terceiro episódio, Loren interpreta uma prostituta de classe média, onde um jovem se prepara para a carreira religiosa. A cabeça do jovem transforma Umberto logo se vira com as formas voluptuosas da vizinha e transforma o ''Amanhã'' do título num campo de incertezas. Enquanto o cliente de Loren, o grande Mastraoianni fica esperando no quarto para Loren resolver o problema do jovem, finalmente eles ficam sozinhos. E ele e o público podem contemplar admirados com a estonteante beleza de Loren no mais incompleto e excitante strip-tease da história do cinema, repetido trinta anos depois no filme ''Prêt-à-Porter'' de 1994 com os mesmos atores e com Loren com mais de 60 anos dando um show de sensualidade. Até os anos 80 o diretor De Sica estava no imaginário do público e dos críticos, mas depois os críticos começaram a falar que ele tinha se vendido para um cinema mais comercial nos anos 60, já que ele foi um dos grandes pais do neo-realismo italiano, um dos mais importantes de toda a história do cinema. Mas ele foi e sempre será um grande mestre afinal ele fez grandes filmes nos anos 60, como ''Duas mulheres'' (1960) que deu o Oscar para Sophia Loren, ''Ontem, Hoje e Amanhã'' (1963), que deu o Oscar ao produtor Carlo Ponti de Melhor Filme Estrangeiro.; ''Matrimônio à Italiana'' (1964), indicado ao Oscar de filme estrangeiro; ''O Jardim dos Finzi Contini'' (1970), vencedor também do Oscar de filme estrangeiro. Só para citar apenas De Sica e Fellini tem quatro filmes premiados com o Oscar de Filme Estrangeiro, no caso de De Sica, com os filmes ''Vítimas da Tormenta'' (1947); ''Ladrões de Bicicletas'' (1949); ''Ontem, Hoje e Amanhã'' (1963) e ''O Jardim dos Finzi Contini'' (1970).

Enviado por  William