Viagem à Lua

Ano
1902
Titulo original
Le Voyage dans la Lune
Titulo em inglês
A Trip to the Moon
Gênero
Aventura, Fantasia, Ficção científica
Diretor
Georges Méliès
País
França
Detalhes
8 minutos / p&b / mudo

Sinopse

Um grupo de exploradores faz uma viagem à lua de uma maneira inusitada: são atirados em uma cápsula por um canhão gigantesco. Na Lua, eles são capturados pelo povo selenita e precisam fugir para retornar à Terra.

O que você achou deste filme?

Para comentar faça seu login

O que outros comentaram...

Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a sétima arte.

nota 10
Sempre que assisto a “Viagem à Lua” reflito sobre como os seres humanos são sonhadores, e como Georges Méliès enxergou na sétima arte um canal para representar os mais fantasiosos e maravilhosos sonhos. Mesmo que em pleno século XXI a exploração espacial seja uma realidade, no ano de 1902 era ambição para uns e mera fantasia para outros e o diretor consegue combinar as duas vertentes em sua obra-prima.

Cientistas em trajes extravagantes que se assemelham a feiticeiros discutem sobre uma viagem ao satélite natural do planeta Terra. O homem que sugere essa ousada exploração é zombado por alguns e apoiado pela minoria, mas ainda persiste com o plano. Ao serem lançados à Lua por um foguete que se assemelha a uma bala de revólver, os cientistas se chocam com o olho da lua, que chora devido ao acidente. Nesse momento o fantasioso curta-metragem torna-se o mais onírico possível, com pessoas sentadas em cima de corpos celestes, cogumelos gigantes e nativos que são uma mistura de crustáceo, papagaio e esqueleto. Méliès utiliza a violência caricatamente, fazendo os alienígenas desaparecerem em uma explosão de fumaça após serem atingidos. Os homens retornam a casa em fuga devido à perseguição dos extraterrestres e lá são elevados ao título de heróis.

Georges Méliès foi um ilusionista antes de tornar-se um dos diretores mais importantes do cinema, e levou todo o seu talento para seus filmes. Apesar de possuir mais de 500 curtas-metragens, esse sem sombra de dúvidas é o mais popular e talvez o mais importante, pois ele foi o precursor de: “2001: Uma Odisséia no Espaço”, “Star Wars”, “Alphaville”, “Blade Runner”, “Alien”, entre muitos outros.
Entrar