Tobruk

Ano
1967
Titulo original
Tobruk
Gênero
Drama, Guerra
Diretor
Arthur Hiller
País
Estados Unidos
Detalhes
110 minutos / colorido / som

Sinopse

Em setembro de 1942, com as tropas nazistas próximas do Canal de Suez, o que significaria o domínio do Egito pelos alemães, o comando militar inglês aprova um plano desesperado para destruir os depósitos de gasolina instalados na cidade de Tobruk, na Líbia, tentando com isso interromper a ofensiva e a consequente vitória dos inimigos.

O autor original do plano, o major do exército inglês Donald Craig, havia sido capturado pelos franceses (declarados neutros) e aprisionado na Argélia. Craig é canadense e perito em topografia, exploração do deserto e com grande conhecimento do Saara. Assim, ele é considerado essencial para o sucesso do plano, o que o leva a ser resgatado por um comando especial, liderado pelo capitão Kurt Bergman.

Kurt é um judeu alemão e combate os nazistas liderando um grupo de militares que são como ele, os SIG - Special Identification Group. Eles se juntam ao LRDG - Long Range Desert Group, tropas britânicas do deserto sob o comando do tenente-coronel John Harker, sediadas em Cufra, um oásis na Líbia.

Harker explica à Craig que eles terão oito dias para chegar a Tobruk, destruir os tanques de gasolina e permitir a invasão das tropas navais aliadas. O plano consiste em que os britânicos, inclusive Craig, se passem por prisioneiros de guerra, que estão sendo escoltados por um destacamento nazista, na verdade os componentes da SIG.

A travessia do deserto é dificultada por encontros com tropas italianas, alemãs e por um ataque de um avião aliado que não sabe do plano. Além disso, eles são obrigados a aceitar prisioneiros britânicos dos tuaregues, que negociam armas com os nazistas. Os prisioneiros, apesar de britânicos, se revelam como agentes nazistas. Os SIG's continuam a se passar por alemães, escondendo a verdade dos agentes, mas estes acabam sendo informados do que se passa por um espião nazista, infiltrado entre os SIG, e que fará de tudo para frustrar o plano aliado.

O que você achou deste filme?

Para comentar faça seu login

O que outros comentaram...

Brilhante atuação de Rock Hudson,George Peppard, neste épico de guerra tenso. Elogiável.

nota 10
Entrar