Edukators - Os Edukadores

Ano
2004
Titulo original
Die Fetten Jahre Sind Vorbei
Titulo em inglês
The Edukators
Gênero
Drama, Policial, Romance
Diretor
Hans Weingartner
País
Alemanha, Áustria
Detalhes
127 minutos / colorido / som

Sinopse

Jan e Peter são "Os Educadores": jovens que invadem mansões para desarrumar os móveis e deixar mensagens de protesto contra o capitalismo. Quando Jule a namorada de Peter esquece seu celular em uma das casas, eles voltam para recuperá-lo e são surpeendidos pela chegada de Hardenberg, dono da mansão. Para não serem denunciados, são obrigados a seqüestrá-lo.

O que você achou deste filme?

Para comentar faça seu login

O que outros comentaram...

O melhor do cinema alemão

nota 10
Duas reflexões permanece em nossas mentes durante todo o filme: será que "o sonho acabou" ou que "um outro mundo é possível"? Nesse sentido, qual a nova práxis revolucionária dos dias atuais, visto que vivemos em um mundo cada vez mais individualista onde a idéia de uma vida coletiva (base do Comunismo), livre das contradições de uma luta de classes, se faz um pensamento secundário dentre as pessoas? Como é dito numa cena belíssima do filme quando dois dos Edukators estão em cima de um prédio vendo a cidade a noite, "quantas pessoas lá embaixo, neste momento, estão pensando em Revolução"?
O filme é espetacular, uma das melhores produções do novo cinema alemão (senão, a melhor delas). O que mais chama atenção não é a história em si (que também é muito boa) e sim o jogo de idéias, o conflito de posições ideológicas, mostrando que a dialética se faz presente não apenas nas contradições da vida diária, mas principalmente no choque com posições identitárias antagônicas.
Se, por um lado, há a sedução do Capitalismo, sedução essa que chegou a modificar o ponto de vista do magnata (na verdade um antigo revolucionário da década de 60), há os três jovens que integram o grupo revolucionário Edukators, imbuídos de idéias que estão, infelizmente, cada vez mais distantes do mundo em que vivemos (após a queda do Socialismo real no leste europeu). Possivelmente, é esse resgate de uma ideologia já antiga que é o que torna o filme mais belo, pois resgata uma sociedade em que todos nós desejamos e queremos viver, pois esta possibilita uma maior liberdade das possibilidades humanas em detrimento do outro, diferentemente do individualismo capitalista.
Se poucos pensam em revoluções nos dias de hoje, porque um filme como esta é dificilmente classificado como "ruim"? Será que esse conformismo na verdade é uma falta de coragem de por os nossos ideais em prática ou uma total falta de conhecimento de como liderar um movimento que modifique o sistema e a sua estrutura social?
Engana-se quem pensa que o filme é uma visão da esquerda marxista leninista, pois ele traz o ponto de vista tanto dos jovens revolucionários quanto do capitalista seqüestrado.
Tecnicamente, "Edukators" é uma obra de arte, tem uma fotografia e uma trilha sonora maravilhosa, uma atuação fantástica (um filme com poucos personagens e sem efeitos especiais exige uma atuação impecável), isso sem contar a direção de arte.
Filmes como estes realmente despertam os nossos verdadeiros valores e nos fazem lembrar que "todo coração é uma célula revolucionária"; um filme para refletir e agir.

PERFEITO

nota 10
Esse filme é fantástico! Fabuloso! É para aqueles que quando jovens acreditaram na liberdade e na utopia da juventude. É para os que são jovens e tem ideais de um mundo melhor, e de que esse mundo de igualdade e fraternidade depende de cada um de nós. Para quem independente da idade crê na pureza da juventude. E a trilha sonora é maravilhosa.
Cora
enviada por Cora publicado em 08/10/2007
Entrar