Adeus Lenin!

Ano
2003
Titulo original
Good Bye Lenin!
Titulo em inglês
Goodbye Lenin!
Gênero
Comédia, Drama
Diretor
Wolfgang Becker
País
Alemanha
Detalhes
121 minutos / colorido / som

Sinopse

Para proteger sua frágil mãe de um choque fatal após um longo período de coma, seu filho irá protegê-la do desaparecimento de seu querido leste da Alemanha.

O que você achou deste filme?

Para comentar faça seu login

O que outros comentaram...

Revolucionário

nota 9
Uma das mais felizardas produções do cinema alemão, é incrível como o diretor mostrou a entrada do Capitalismo no antigo Bloco Vermelho; mostrou também duas realidades: a daqueles que gostaram da queda do regime Socialista e festejaram o "vôo da águia" em seu país; e a visão da mãe (representando a antiga organização de Estado Socialista), representando àqueles que viam o "caminhar do urso" como sendo o melhor passo para a humanidade. Realmente, é conhecido o fato de que muitas pessoas não conseguiram mais viver sem o estado Socialista, pessoas estas bastante apegadas a essa ideologia, que ficaram em depressão profunda após a queda do muro (e com o fim da URSS futuramente). O filme é bastante descontraído, em alguns pontos engraçados. Todos os atores estão de parabéns mesmo. Vale assistir também o filme "Edukators", na minha opinião ainda melhor do que "Adeus Lenin", pois ambos tratam de ideologias políticas e estratégias de tomada do poder: "Adeus, Lenin!" mostra o fim de uma era e como a população ficou frente a isso, enquanto "Edukators" enfatiza o debate entre as duas ideologias e se uma nova revolução ainda é possível nos dias de hoje. O que vale a pena em ambos os filmes é que nenhum é doutrinário, mostrando os dois lados da mesma moeda.

ADEUS, LENIN !

nota 10
Inspirado !!!
Um " achado " !!!!
Espetacular !!!
Dez !!!!!!!!!!!!!!

Interessante retrato social

nota 8
Cora
enviada por Cora publicado em 07/03/2011

tema bem retratado

nota 9
interessante a abordagem do tema "transição entre socialismo e capitalismo". engraçado a maneira cmo o filho tenta proteger a mãe do choque devido à mudança brutal da política de seu país. foi interessante pensar por este lado (dos moradores da Alemanha).
Entrar