Jean-Pierre Dardenne Melhores filmes por diretor

Jean-Pierre Dardenne
Os irmãos Jean-Pierre Dardenne (francês: [daʁdɛn]; nascido em 21 de abril de 1951) e Luc Dardenne (nascido em 10 de março de 1954), conhecidos coletivamente como os irmãos Dardenne, são uma dupla de cineastas belgas. Eles escrevem, produzem e dirigem seus filmes juntos.
Os Dardennes começaram a fazer filmes narrativos e documentários no final da década de 1970. Eles chegaram à atenção internacional em meados da década de 1990 com o La Promesse (The Promise). Eles ganharam seu primeiro grande prêmio internacional quando Rosetta ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1999. Seu trabalho tende a refletir temas e pontos de vista de esquerda.
Em 2005, eles ganharam a Palma de Ouro uma segunda vez para o filme L'Enfant (The Child), colocando-os em um clube de elite, na época, de apenas sete. O filme deles, Le Silence de Lorna, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Cannes de 2008 e foi lançado na Europa no outono. Seu filme The Kid with a Bike venceu o Grand Prix no Festival de Cinema de Cannes de 2011, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro e oito indicações ao Magritte. Jean-Pierre foi o presidente do júri para as seções Cinéfoundation e Short Films do Festival de Cinema de Cannes de 2012. Em 2015, seu filme Deux jours, une nuit (Dois Dias, Uma Noite) recebeu nove indicações ao Magritte Award (vencedor de três) e uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por Marion Cotillard.
Fonte
Total 9 • Ordenar Ranking | Ano
Pontos 7.68
Pontos 7.40
Pontos 7.30
Pontos 7.13
Entrar