Bertrand Tavernier Melhores filmes por diretor

Bertrand Tavernier
Bertrand Tavernier (Lyon, 25 de abril de 1941) é um cineasta, roteirista e produtor francês.
Filho do escritor e resistente nascido em Lyon, René Tavernier ( autor de escritos clandestinos sobre grandes escritores, como Aragon), Bertrand Tavernier começou sua carreira cinematográfica como assistente de Jean-Pierre Melville, realizando em seguida pequenos documentários, antes de ser encarregado das relações com a imprensa e começar seu trabalho de historiador do cinema. Essas atividades influenciaram profundamente o seu estilo. Crítico cinematográfico, colaborou com várias revistas nos anos de 1960: Les Cahiers du cinéma, Cinéma, Positif, Présence du cinéma, etc.
Nos últimos anos de 1950, distinguiu-se novamente dos diretores de cinema de sua geração, restabelecendo o lugar da narração ,que caira no esquecimento.Também deu novas oportunidades a grandes roteiristas e escritores de diálogos (Jean Aurenche e Pierre Bost) ,bem como ao cineasta Claude Autant-Lara, banidos, vítimas da intransigência do cineasta François Truffaut. Grande cinéfilo,Tavernier suscitou a redescoberta de escritores como Jean-Devaivre, de quem adaptou a autobiografia no seu filme Laissez-passer. Se o prazer o levou às vezes a fazer ‘’filmes de costume’’, nunca se distanciou das preocupações do nosso tempo, sua arte restando profundamente enraizada na nossa época.
Bertrand Tavernier exprime em seus filmes, de bom grado, sua aversão às injustiças, seu engajamento contra a guerra, contra o racismo e os estragos do colonialismo, contra a pena de morte e as desordens, até mesmo as suas consequências para nossas sociedades contemporâneas: delinquência, violência, desemprego, misérias físicas e afetivas, drogas, aids, etc. Alguns longas-metragens mais tranquilos ou nostálgicos, como (Um Sonho de Domingo, Daddy nostalgie), são muitas vezes impregnados pela figura paterna , pelo tempo que passa e que não se pode reter.
Bertrand Tavernier é pai de Nils Tavernier, também cineasta e ator. Ele conheceu na escola Volker Schlöndorff, que é padrinho do seu filho.
Fonte
Total 22 • Ordenar Ranking | Ano
Pontos 8.36
Pontos 8.12
Pontos 8.03
Pontos 7.98
Pontos 7.83
Pontos 7.57
Pontos 7.38
Pontos 7.01
10º
Pontos 6.98
12º
Pontos 6.81
13º
Pontos 6.71
14º
Pontos 6.67
15º
Pontos 6.40
16º
Pontos 6.20
17º
Pontos 6.10
18º
Pontos 5.99
19º
Pontos 5.89
20º
Pontos 5.88
Entrar